Saturday, 26 November 2011

CREPES ORIENTAIS PARA DIABÉTICOS


Reply
Mar 20, 2010
Claudia:
    CREPES ORIENTAIS PARA DIABÉTICOS

    CREPE CHINÊS
    massa:
    INGREDIENTES:
  • 200g de farinha de trigo* (SUBSTITUÍDA POR FARINHA SEM GLÚTEN)
  • 1 ovo
  • sal a gosto
  • 4 dl de água
  • 1dl de azeite

  • MODO DE PREPARO:misture todos os ingredientes, tempere com sal e deixe repousar por 30 minutos.

    recheio:
    INGREDINETES:
  • 75g de margarina vegana (vegetariana)
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • 50g de granulado fino de soja depois de molhado
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 150g de seitan cortado em tiras finas
  • 1/2 lata de rebentos de soja ou bambu
  • 10 cogumelos em conserva
  • sal a gosto
  • 1 colher de sopa de vinho branco
  • 1 colher de sopa de vinho do porto

  • MODO DE PREPARO: Coloque o granulado de soja e o seitan para marinar na mistura dos vinhos. Posteriormente aqueça metade da margarina numa frigideira, junte ao seitan e o granulado de soja

    Aqueça o restante da margarina e acrescente os rebentos de soja ou bambu, a cebola e os cogumelos, dourando-os em fogo alto por 3 a 4 minutos.posteriormente junte o granulado de soja e o seitan picado acrescente amido de milho diluído em duas colheres de sopa de água retirar do fogo apóes a primeira fervura e esperar esfriar.

    Em seguida aqueça a frigideira antiaderente, untada levemente com margarina vegana e colocar uma porção da massa. Espalhar até que cubra todo o fundo com uma camada fina. frite o crepe de um só lado. repetir essa operação até acabar toda a massa. acomodar o recheio do lado cozido do crepe. dobre-lhes os lados e enrole-os. convém untar as bordas com farinha dissolvida em água para fechar bem.

    PROPRIEDADES FUNCIONAIS DOS INGREDIENTES

    Margarina vegana: Vegetarianismo previne cancro e doenças cardiovasculares os vegetarianos que seguem um regime alimentar equilibrado e variado apresentam uma menor incidência de cancro e doenças cardiovasculares, bem como níveis mais baixos de obesidade e hipertensão arterial em relação à restante população. Vários estudos comprovam que a alimentação à base de produtos vegetais promove uma maior qualidade de vida e protege de diversas patologias degenerativas como doenças cardiovasculares e obesidade.


    Molho de soja:Recentemente, diversas pesquisas sugerem, que os componentes da proteína da soja que estariam agindo no controle da aterosclerose (acúmulo de gorduras nas artérias) são as isoflavonas, as fibras, os inibidores de tripsina, as globulinas e as saponinas.
    A dieta é a primeira etapa no tratamento das dislipidemias (aumento das gorduras no sangue). A utilização de alimentos funcionais, tais como a proteína de soja e outros, podem colaborar no controle de colesterol.

    granulado de soja:Estudos atuais mostram que além de benefícios cardiovasculares, a soja possui efeitos protetores contra a presença de câncer, beneficia mulheres menopausadas e parece exercer efeito no combate à osteoporose.
    obs:procedimento para molhar o granulado de soja:
    coloque o granulado de soja dentro de um recipiente com água, deixando em repouso durante aproximadamente 20 minutos para que o seu granulado de soja seja hidratado convenientemente, inche e aumente de volume.

    cebola:a cebola contém óleo essencial de enxofre que participa em diversas combinações orgânicas, em especial nas sulfamidas que com a penicilina constituem um meio mais eficaz de combater ás enfermidades infecciosas. Participa ainda em outros compostos como fósforo, flúor, potássio, ácido salicilico, secretina, glicoquina e vitaminas B e C. Apresenta na sua composição a presença de um óleo essencial, com sulfeto de alilo, que provocam o sabor e o cheiro característicos da cebola. as cebolas contém 87,6% de água, 0,3% de gorduras, 1,6% de proteínas, 9,9% de hidratos de carbono, 0,8% de celulose, 0,6% de cinzas, e cerca de 45 calorias a cada 100 gramas é escassa em hidratos de carbono e auxilia na dieta alimentar de obesos e diabéticos.
    A cebola possui alto poder desinfetante antiinflamatório e bactericida, pode ser utilizado como antídoto em picadas de aranhas, cobras, elimina parasitas causadores de putrefações e focos purulentos, expulsa os agentes nocivos da região afetada, pode ser utilizada também em furúnculos juntamente com o mel.
    Nas infecções de garganta, coriza, para eliminar catarros, rouquidão, afonia e reumatismo. Em enfermidades infecciosas e inflamatórias como: varíola, tifo, sarampo, escarlatina, febres, gripes, pneumonias, pleurisias, amidalites, rouquidão, eczemas, contra caspa e queda do cabelo.
    Exerce ação benéfica ao organismo como um todo: esôfago, garganta, estômago, intestinos, fígado, rins, sangue, pele, cérebro. Macerada adicionada de mel cura asma e bronquite. Age também no combate a angina, arteriosclerose, alergias, câncer, colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares, da pele, hipertrofia, infarto, intestino, próstata, rins, trombose, vesícula, pâncreas e tumores em geral.

    amido de milho: o amido de milho é definido em termos fisiológicos como sendo a soma do amido e dos produtos de sua degradação que são digeridos e absorvidos no intestino delgado de indivíduos sadios, ou seja, apresenta comportamento similar ao da fibra alimentar e tem sido relacionado a efeitos benéficos principalmente no intestino grosso, e sistemicos.


    seitan:O Seitan é considerado um excelente substituto da carne animal.Trata-se de um alimento antigo possivelmente oriundo da Índia ou da China, ótimo substituto da carne, não só a nível protéico mas também, devido à facilidade de preparação culinária. Pode-se grelhar, empanar, usar como bifes, em espetinhos ou como assado
    obs: seitan caseiro (sem glúten)
    Ingredientes:
    1 kg de farinha de trigo sem glúten
    3 xícaras de chá de água
    1/2 xícara de chá de molho de soja
    ervas aromáticas q.b
    Preparação:
    Numa tigela grande mistura a farinha e a água. Mexe bem com as mãos. Sova a massa como se estivesses fazendo um pão, e se sentires necessidade de colocar mais água para ficar nessa consistência, coloca. Faz uma bola dessa massa, coloca novamente na tigela e cobre com água. Deixa a massa descansar no mínimo umas 5 horas (quando estiveres com mais prática, podes deixar até 2 horas).
    Depois do período de descanso, coloca a massa dentro de um escorredor de macarrão (ou qualquer outro mais fino) e o escorredor dentro de uma tigela.
    Deixa no lava-louça debaixo de água corrente. Começa novamente a sovar a massa, só que agora debaixo da água. Amassa até a água começar a sair quase transparente. Não fiques desesperado se achares que não vai sobrar nada daquela imensa bola de farinha, porque a massa costuma decompor-se nesse processo. Quando terminares a lavagem é só juntar as partes que a massa fica uniforme.
    Numa panela coloca as ervas aromáticas que desejares, o molho de soja e água suficiente para o cozimento. Tapa a panela e, depois da fervura, deixa cozinhar mais 30 minutos. Retira da panela, corta em bifes e está pronto para usares nas tuas receitas com seitan. Com 1kg de farinha obterás cerca de 500g de seitan. Podes conservar no frigorífico 3-4 dias ou congelar.
    Podes aproveitar a água para fazer alguns ensopados também.
    Sugestão: Se tiveres uma máquina de fazer pão, uitiliza-a para amassar a massa. Quando a máquina terminar de amassar, não há necessidade de deixar a massa descansar. Deste modo o processo é mais rápido e prático.


    rebentos de soja ou de bambu: até pouco tempo não se conhecia o leite e seus derivados. As proteínas animais foram substituídas pela soja, principal fonte protéica da China.
    A tradição estabeleceu que os alimentos não só devem acalmar o apetite, mas também devem ter propriedades curativas. A comida chinesa se baseia no equilíbrio, até mesmo nos banquetes mais abundantes e exorbitantes. Os rebentos de soja:Acredita-se que possua propriedades anti-cancerígenas e possa ser útil durante a menopausa por conter fitoestrogéneos, as isoflavonas.Os rebentos de bambu são amplamente utilizados na cozinha oriental. Ricos em vitaminas do complexo B e C e em cálcio e fósforo, as suas propriedades tornam-nos os companheiros indicados para combater a tosse, estados de ansiedade e distúrbios do estômago.

    cogumelos em conserva:nutricionalmente, os cogumelos são valiosos, eles contêm uma variedade de minerais, uma porcentagem comparativamente de proteína, vitamina C. Contêm baixo valor calórico.

    vinho branco e vinho tinto:vinho natural, tomado em pequenas doses é uma bebida tónica e estimulante, sobretudo o vinho tinto, enquanto o vinho branco é diurético. É devido a esta sabedoria intuitiva que os mais velhos não dispensam o seu copito para que as veias não se atrofiem e o coração bata por longos anos.
    Hoje sabe-se que o vinho tinto, devido às substâncias anti-oxidantes que contem, é um exterminador implacável dos radicais livres, esses minúsculos átomos ou moléculas que atacam as estruturas celulares e as destroem pouco a pouco. Os radicais livres são os maiores causadores das doenças cardíacas e do cancro.


Mar 20, 2010
Maricy:

No comments:

Post a Comment